Na aula de hoje , redimensionamos 3 imagens e copiamos para uma outra imagem o que queriamos. Com a ferramenta magic eraser tool, pusemos as imagens com o fundo branco e de seguida copiamos para a imagem com o cão e o gato. Depois escrevemos na imagem, o texto que nos pedia na ficha.
HEEEY J Cá estamos nós outra vez!! para te mostrarmos querido blog mais alguns dos nossos trabalhos! Esta aula (12 de Janeiro de 2012), aprendemos mais umas coisas, com o Photoshop, que antes parecia um bicho de sete cabeças, aos poucos vai-se tornando mais fácil.. E aqui está o que fizemos hoje!
Este é um dos trabalhos que fizemos com o programa Photoshop na aula de hoje.
Imagem original
Imagem alterada
Hoje começamos a trabalhar com um novo programa, o Photoshop. Começamos primeiro por ver os trabalhos que foram realizados no ano passado e em anos anteriores. Havia trabalhos muitos bons! Agora depois de termos visto os trabalhos, ficamos com algum receio, porque, nós não sabemos trabalhar minimamente com o Photoshop. Mas esperamos aprender muita coisa nas aulas para podermos fazer também bons trabalhos!
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Para começar bem o dia :D
- O que é que uma loira faz quando perde o autocarro 44? Apanha duas vezes o 22. - O que faz uma loira de gatas no super-mercado? Está à procura dos preços baixos! - Um tigre e um ouriço têm três anos cada. Qual deles é o mais velho? O ouriço, porque tem três anos e picos. - Qual é o animal mais antigo do mundo? É a zebra, que ainda é a preto e branco
- Havia um homem tão pequeno, tão pequeno, tão pequeno... Que em vez de fazer natação, fazia na tacinha...
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
"Uma imagem vale mais do que mil palavras!"
A vontade é imensa...
Imagens do tipo bitmap e imagens do tipo vetorial
Enquanto em uma imagem bitmap temos uma matriz de cores de pixels que define a imagem, na imagem vetorial temos pontos com posicionamento livre, que ligados por linhas formam o desenho.
Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap:
BMP ou BitMap: O clássico bitmap da Microsoft, conhecido de todos os antigos usuários de PCs e dos novos usuários que tenham experimentado o MS Paint. Este formato de imagem suporta indexação ou TrueColor, mas não é compactado. Este formato não suporta canal alfa, nem transparência.
O formato GIF (Graphics Interchange Format) é um tipo de arquivo para imagens que trabalha com uma variedade de 256 cores e foi criado pela empresa CompuServe, em 1987. Isso faz com que o GIF não seja recomendável para figuras que precisam de aproximação da realidade, a não ser que a imagem em questão seja em preto e branco (escala de cinza). Devido a essa característica, o uso do formato GIF é feito para ícones ou imagens que não precisam de muitas cores (ilustrações, por exemplo). Apesar deste formato parecer limitado devido ao número baixo de cores com que trabalha, o GIF é muito utilizado por alguns recursos que oferece. Um deles é a capacidade de utilizar fundo transparente. Com isso, é possível, por exemplo, que um site publique uma imagem em GIF e esta terá como fundo a cor da página. Além disso, o GIF permite que uma seqüência de imagens sejam salvas em um único arquivo, onde cada imagem surge no lugar da anterior após um tempo pré-determinado. Isso dá a sensação de animação, como mostra a imagem abaixo.
O GIF utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem a cada salvamento, como ocorre com o JPEG. Considerando esta forma de compressão juntamente com a capacidade de trabalhar apenas com 256 cores, o GIF consegue criar imagens com tamanho bastante reduzido. Isso foi essencial para o início da internet, onde a velocidade era bem mais baixa que a dos modems de 56 K.
Imagem no formato GIF
JPG ou JPEG ou Joint Photographic Experts Group é um tipo de arquivo para armazenamento de imagens que pode trabalhar com esquema de cores em 24 bits. Isso significa que este formato aceita 16,8 milhões de cores. O JPEG é um dos formatos de imagens mais populares e isso se deve à capacidade de formar imagens fiéis à original. Além disso, os arquivos em JPEG costumam não serem grandes. O JPEG utiliza um algoritmo de compactação que se baseia na capacidade do olho humano. No entanto, mesmo sabendo-se que arquivos em JPEG podem trabalhar com até 16,8 milhões de cores, o olho humano não é capaz de enxergar todas elas de uma vez. Assim, é possível tirar uma série de informações que representam cores em imagens e manter apenas aquelas visíveis ao olho humano. Em outras palavras, o formato JPEG "tira" da imagem aquilo que os humanos não conseguem ver. Esse processo é conhecido como compressão. Isso faz com que imagens bastante realistas sejam criadas, ao mesmo tempo em que esses arquivos não ficam pesados.
Algo interessante no JPEG, é que os arquivos podem ter diferentes níveis de compressão. Quanto mais existir compressão, ou seja, retirada de informação, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será sua qualidade. Assim, se você for disponibilizar imagens na internet, é interessante mantê-lo em um tamanho pequeno. No entanto, se a imagem for utilizada em um documento, muitas vezes é melhor . O JPG também não suporta transparência nem canal alfa.
Imagem no formato jpg
PDF ou Portable Document Format: Um formato abrangente e também largamente suportado que pode representar quase tudo o que é representável em outros formatos, por isso é um boa escolha no momento de enviar imagens para gráficas. O risco de usar o PDF como formato intermediário é devido à inexistência dos filtros previstos no formato SVG, como o de desfocagem e da grande variação de estágio de maturidade das aplicações que geram e lêem PDF, podendo levar a um resultado final diferente do esperado.
PNG ou Portable Network Graphics: No passado eram necessários formatos com um grande poder de compactação, mesmo que isso signifique uma qualidade inferior, para que a imagem chegasse ao visitante em tempo útil, hoje precisamos de belas representações artísticas no layout de sites para termos, no mínimo, o respeito do visitante. Este formato livre foi criado com a intenção de substituir o formato GIF, que era patenteado. Este formato suporta um grande número de informações, como canal alfa, correção de gama, verificação de integridade, suporte a imagens com paleta de cores ou truecolor, por fim, comprime com nível regulável e sem perdas. Pela qualidade e pela necessidade de formatos livres para o desenvolvimento da internet este formato é recomendado pela W3C.
TIFF ou Tagged Image File Format: Um formato popular, bastante usado por artistas para guardar imagens sem perda ou para enviar trabalhos bitmap para impressão. Suporta canal alfa e tipos distintos de compactação. Também é possível usar nenhuma compactação e este é, aparentemente, o uso mais comum.
Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial:
SVG (Scalable Vector Graphics)
Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
WMF (Windows Meta File)
É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação
SXD (OpenOffice.org DRAW)
Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.
PS (PostScript)
PostScript é uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores. A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.
CDR (CorelDraw)
É um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas) confecção de cartazes.
Achamos este vídeo interessante pois vemos a cidade de Nova York a ser invadida por personagens de video-jogos que a vão pixelando.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Algo que ninguém queria!
HEEEEEEY :D
Depois de duas semanas fantásticas, sem aulas e podendo ficar a dormir sem ter que acordar para vir á escola, confessamos que já nos estávamos a habituar a esta boa vida! Mas pronto, acabou... E agora entramos neste segundo período com uma vontade enorme de trabalhar e de aprender coisas novas! E sim, estamos mesmo anciosas por aprender a trabalhar com o programa photoshop. Esperamos subir de nota este periodo e assim alcançarmos os nossos objectivos!